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5 Atitudes Negativas que um Líder Tradicional deve esperar de sua Equipe


Não há dúvidas de que a forma de liderar impacta no comportamento das pessoas da equipe. Quanto mais tradicional for a liderança, mais impactos negativos isso causa na equipe, que vive num mundo moderno, e que sente a discrepância entre o que o líder faz e os tempos em que vivemos.


Em equipes sob a gestão de líderes tradicionais, é possível verificar 5 atitudes negativas comuns, resultado do sentimento das pessoas com o que vivem no dia a dia.


Você é um líder tradicional? Para saber se sim ou não, basta observar se na sua equipe, estas 5 atitudes estão presentes. São os 5 Ds da liderança tradicional:


1) Descompromisso

A equipe chega querendo ir embora. Domingo vem o choro na hora do fantástico e as publicações de segunda feira são sempre "Eu odeio segundas". Quando o líder não faz as pessoas se sentirem como parte do negócio, as pessoas só trabalham pelo dinheiro. E dinheiro paga o esforço, mas não o comprometimento.


2) Desinformação

Não é qualquer dúvida, assim como não é sobre algo novo, diferente. É sobre tudo.

Líderes tradicionais tendem a não explicar o motivo pelo qual as pessoas devem fazer o que é pedido a elas. Seja por não saber ou por achar que explicar é perda de tempo, quem trabalha sem um porquê trata o importante como o banal, porque não foi informado da diferença.


3) Desespero

Líderes tradicionais adoram dizer para sua equipe: "não me tragam problema"! E assim, alguns são resolvidos, outros jogados para debaixo do tapete. Uma equipe que não se sente segura para falar o que aconteceu, está acontecendo, ou o que pode acontecer, se desespera na hora de agir e se cala diante de tudo e mais tarde, a bomba sempre estoura.


4) Desconfiança

Panelinhas, grupos fechados, burocracia. Conversas pela metade e principalmente, gente protegendo gente que não deveria. Líderes tradicionais procuram sempre culpados por problemas, o que faz com que as pessoas se fechem ainda mais. O clima que permeia as relações é o de que existe "nós e eles".


5) Deslealdade

Quando líderes tradicionais valorizam a competição interna de forma desmedida, as pessoas passam a achar normal puxar o tapete umas das outras. Nesse ambiente, as pessoas usam a competição mais para prejudicar uns aos outros do que para crescerem individualmente. E nesse jogo de empurra-empurra, quem sai perdendo é o cliente, assim como todos que dependem dele.


Alguma dessas atitudes têm o nome bem forte, mas é melhor encarar dessa forma para saber realmente que não está legal. Enquanto ficar dourando a pílula, dizendo que não é nada disso, os líderes seguem achando que é coisa pouca, quando na verdade é o verdadeiro problema por trás da falta de crescimento sustentável.


Mudar estas atitudes leva um tempo e precisa de estrutura. Pensando nisso, desenvolvi o Programa Liderança Inovadora, que implementamos nas empresas em 3 fases:


1) Impact - palestras de impacto para despertarem o desejo da mudança;

2) Training - workshops poderosos para dar as ferramentas que serão usadas no dia a dia da sua equipe;

3) Advisory - um acompanhamento individual e em grupo dos líderes, para ajudá-los a colocar em prática o que aprenderam.


O Programa Liderança Inovadora é elaborado e apresentado com base na sua necessidade e orçamento. Solicite uma proposta.



Abraços,

Paulo Bomfim

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