top of page

6 coisas que as pessoas NÃO tem medo de dizer num ambiente com Segurança Psicológica


Segurança psicológica é o sentimento que as pessoas têm quando estão em um ambiente onde elas podem ser sinceras e íntegras, sem se preocupar com julgamentos ou represálias.


É em ambientes onde as pessoas podem se manifestar e contribuir livremente, recebendo incentivos para isso e aumentando sua participação nos processos.


Nesse artigo, estão listadas seis frases que as pessoas que vivem em ambientes psicologicamente seguros não tem medo de dizer:


1) "Eu não sei"

"Eu não sei" é resposta sim, principalmente quando se precisa de algo imediatamente, do qual não se tem a resposta nem tem como saber naquele momento. Ambientes psicologicamente seguros são lugares onde as pessoas sabem e respeitam isso.


2) "Eu cometi um engano"

Ter tranquilidade para assumir os enganos que se comete é fundamental. Empresas onde as pessoas avisam os problemas imediatamente, mesmo quando elas cometem, tem maior chance de resolvê-los e sofrer menos com seus impactos.


3) "Eu discordo"

Se é um direito discordar, manifestar essa opinião também deve ser. Lugares onde as pessoas se sentem seguras para discordar das ideias dos líderes e colegas, são ambientes saudáveis e que exploram riscos e oportunidades que podem não ter sido vistas.


4) "Eu posso estar errado"

Pessoas com liberdade de voltarem atrás em suas decisões e assumirem publicamente isso, sem medo de represálias ou desconfiança da sua capacidade de julgamento. Voltar atrás de uma decisão ruim ou equivocada é sinal de grandeza.


5) "Eu tenho uma preocupação";

Quando as pessoas sentem que podem falar sobre o que as está preocupando, o ambiente se torna mais leve. Ter espaço e liberdade para falar sobre medos e receios, sem medo de que possam ser mal interpretados, traz para a equipe maiores cuidados.


6) "Eu tenho uma ideia".

Poder compartilhar as ideias, sabendo que elas podem ou não ser aceitas, mas que de uma forma ou de outra, serão ouvidas, faz com que as pessoas aumentem o seu senso de pertencimento e engajamento. Também aumenta a autonomia da equipe e colaboração.


Há outras mais, que acho muito importantes que sejam ditas e que contribuem demais para o desenvolvimento de qualquer equipe. Como criar um ambiente onde tudo isso possa ser dito com tranquilidade, ao mesmo tempo que as pessoas usem isso para crescer, é o que ensino na minha palestra "Seja o Líder do Futuro Hoje".



Abraços,

Paulo Bomfim

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page