Um desafio para sua comunicação


Topa um desafio? É simples: essa frase da foto está sem pontuação. Para ela fazer sentido, reescreva essa frase nos comentários ou num pedaço de papel, utilizando somente uma de cada das pontuações em vermelho.


Faça isso e volte para essa legenda que vou te explicar o desafio, ok? Por favor, não leia ainda nenhum dos comentários para não se deixar influenciar. Pode ir tranquilo, confio que você só vai continuar lendo depois de reescrever a frase do seu jeito.

.

.

.

Esse desafio foi um professor do colegial que passou pra minha turma. Ele deixou a gente de molho alguns dias antes de mostrar a resposta.


O mais interessante é que, quando ele escreveu a "resposta certa", não fazia sentido pra muita gente, que preferia e achava que tinha muito mais sentido aquilo que tinha escrito ela mesmo.


E essa é uma reflexão profunda que eu quero te trazer aqui. Sobre a forma como nos comunicamos e como interpretamos o que os outros falam. Quantas vezes, falamos sem ponto ou vírgula e deixamos que os outros se virem para entender o que queremos. Será que, na maioria das vezes, dá certo? Pode ser que sim, quando você está se comunicando sempre com as mesmas pessoas, mas no mundo atual, onde qualquer post ou mensagem em grupo de WhatsApp é comunicação em massa, é mais provável que você vai ser mal interpretado.


Por outro lado, quando recebemos uma mensagem ma escrita ou mal falada, e temos dificuldade de entender, precisamos furar a bolha e perguntar o que significa, o que querem dizer com aquilo. Muito mais importante do que ir rápido é ir na direção certa, e quando não se compreende as instruções do cliente ou do seu líder, fica difícil executar ou pedir para sua equipe executar a coisa certa. Você pode passar um bom tempo tentando decifrar o que foi falado, ou simplesmente, pode ter humildade e perguntar.


Claro, você pode ter certeza que entendeu o que foi dito, mesmo quando foi dito de uma forma errada. Mas o meu conselho é: confira! Pergunte se o que você entendeu é o que foi dito, para garantir que estão na mesma página.


Ah sim, a resposta! Claro que eu ia escrever! É assim:


Maria toma banho quando sua. Mãe, grita ela, traga sabonete!


P.S.: (sua do verbo suar!)


69 visualizações0 comentário