Quem mexeu no meu resultado?


Ser líder não é fácil. Quem já assistiu à minha palestra "Liderança em Tempos de Inovação", conhece a pegadinha que faço com as equipes, perguntando de quem é a responsabilidade da empresa se manter Competitiva. Se ainda não assistiu, já te adianto aqui: é dos líderes!


E mesmo que na palestra eu diga que todos podem ser líderes, e podem, a verdade é que liderar não é pra qualquer um. E quando se trata de resultados, estamos falando do trabalho dos gestores, que precisam prestar contas dos seus projetos, das suas metas e dos resultados que devem ter para poder impactar nos negócios e reafirmar suas posições dentro da empresa.


A verdade é que, muitos gestores, que chegaram às suas posições depois de muito trabalhar e provar que merecem a tão esperada e sonhada promoção, se vêm numa situação um tanto problemática, uma vez que precisam lidar com toda uma forma diferenciada de fazer as coisas, o abandono da antiga função e, geralmente, têm de lidar com as pessoas com quem trabalhou, mas de uma forma diferente.


Recentemente, numa das minhas turmas de mentoria, uma das minhas mentees estava exatamente nesse ponto. Era super competente, recebeu vários prêmios da empresa por seu alto desempenho e enfim, foi promovida. Porém, pouco tempo depois, reparou que sua curva de desenvolvimento estava baixa e seu primeiro ano seria muito abaixo do esperado.


Sua frustração era tão grande com aquilo que já pensava em ela mesmo pedir a conta da empresa que tanto gostava e montar algo seu. É a sensação de muitas pessoas, que se orgulham de sua capacidade, de sua performance e desempenho, e de repente, se sentem frustradas por não conseguirem mais desempenhar. E pior: não entendem exatamente o que aconteceu para desempenharem tão mal.


A resposta para a pergunta do título, "Quem mexeu no meu resultado?", que é a dúvida que paira na cabeça desses líderes, é uma só: a sua equipe! Sim, a sua equipe! Não é mais você quem deve dar o resultado, quando você passa a gerenciar uma área e liderar equipes. Quem precisa dar os resultados que aparecerão como seu, são todas as pessoas que estão sob a sua responsabilidade e aos seus cuidados.


Entender a importância e o papel das pessoas no seu resultado te ajuda a começar a mudar o jogo. E entender como fazer as pessoas trabalharem de forma eficiente, entusiasmada, com propósito e confiança, são o grande diferencial de alguém que quer voltar a vencer na sua carreira.


Na minha metodologia, que chamo de Liderança Inovadora, eu ensino para os meus líderes técnicas simples, fáceis de aplicar, além de formas diferenciadas de enxergar situações do cotidiano que impactam nos seus resultados e que são fatores decisivos para seu progresso.


Minha mentee, que pensava em sair da empresa que gostava porque estava em último no rank dos gestores do seu nível, em dois meses subiu para o segundo lugar. Exigente que só, continua se cobrando por ainda estar longe da meta, mas já consegue se parabenizar por ter melhorado tanto e até celebrar essa pequena vitória.


Se você quiser entender melhor esse processo que você pode estar passando, ao se adaptar na liderança, seja por ter acabado de assumir o cargo, seja por ter assumido uma equipe que você não está conseguindo lidar, eu te recomendo ler meu e-book "O Líder na Panela de Pressão". Baixe gratuitamente clicando aqui.


E se você quiser entender os princípios fundamentais para se tornar e tornar sua equipe mais competitivas, adquira uma cópia do meu e-book "Competitividade - A Marca de uma Liderança de Sucesso" clicando aqui.


Se você leu esse artigo até aqui, tenho certeza que você está comprometido com a retomada do seu sucesso profissional. E você vai conseguir. Lembre-se sempre de buscar ajuda e não se isolar quando os problemas surgirem. Grandes líderes sabem que seu sucesso depende de toda a ajuda que puderem ter para realizar seus objetivos. E como diria John C. Maxwell, um é um número muito pequeno para realizar coisas grandes. Mas agora, somos dois! Conta comigo!


Um grande abraço!

Paulo Bomfim

24 visualizações0 comentário