top of page

O que faz de 2021 um ano mais desafiador que 2020


Deixa eu começar avisando que não é um artigo com teorias da conspiração nem com previsões apocalípticas... nada disso! Eu escolhi falar desse tema porque ele é uma realidade que está diante de nós e que precisa ser esclarecida e debatida!


Todos sabemos, agora que o ano encerrou, claramente o porque 2020 foi tão turbulento. Com tudo o que estava acontecendo nos cenários internacionais e nacionais, pandemia, isolamento social, recessão, empresas fechando, home office, distanciamento, uso de máscaras, fake news e teorias da conspiração, sem previsão de vacina, etc, etc.


Por mais que 2021 se desenhe como um ano muito diferente, por estarmos mais adaptados à essa vida atípica que vivemos ano passado, assim como uma previsão de vacina, mudança na liderança dos EUA, a economia ensaiando uma retomada, ainda assim há desafios pela frente que precisam ser compreendidos, analisados, avaliados para que possamos nos preparar para quando eles vierem.


E como sempre digo, esse é um trabalho para os Líderes! E reforço aqui que liderança não é um cargo, mas uma posição que se escolhe ter, de cuidar das pessoas, ajudá-las e conduzi-las a um objetivo em comum. Por isso você, que está lendo até aqui, tenho certeza que mesmo que não tenha um cargo de chefia, você trás na sua alma essa centelha de liderança. Porque sabe que, para cuidar bem das pessoas, vai precisar estar bem informado e conhecendo suas opções. Bem, seu lugar é aqui!


Abaixo, vou listar os 5 maiores desafios que todos os líderes tem à frente em 2021. E acrescentar também, para cada um deles, um Fator de Complicação (FC), para que você tenha ainda mais cuidado na hora de lidar com a situação. Vamos lá:


1º Desafio: Levar a equipe a gerar mais resultados - Não importa se em 2020 vocês tiveram um resultado ruim, igual ou melhor que 2019, em 2021 vocês vão ter que fazer mais! Aumentar as vendas, a produção e a entrega. Seja para equilibrar as contas ou para manter o ritmo de crescimento, o que você e sua equipe fizeram ano passado vão ter que fazer de forma diferente para poder subir de nível. É isso ou ver a empresa quebrar.

Fator de Complicação: o desgaste da sua equipe - ter se adaptado ao trabalho home office, ou mesmo o estresse, preocupação e cuidados extra com a pandemia, levou muitas pessoas a terem muito mais atividades do que costumavam ter. O cansaço é acumulado, assim como o estresse. Muitas pessoas estão à beira de ter já passando por uma síndrome de burnout. Você vai precisar encontrar formas de aliviar o estresse da turma e o seu também, para conseguir aumentar o ritmo sem ter desfalques na equipe.


2º Desafio: melhorar a comunicação entre as áreas - o ano de 2020 foi marcado por um excesso de reuniões e acompanhamentos através de vídeo chamadas. Muita gente que mal utilizava o smartphone e computadores, se viu tendo que aprender a dominar aplicativos novos e softwares de comunicação e gerenciamento distribuído de trabalho. Porém, devido a excessos ou simplesmente por cair em lugar comum, muitas reuniões e conversas importantes foram abandonadas. Retomar esses diálogos, criar novos que sejam verdadeiramente importantes, assim como reavaliar o que não tem mais sentido e lugar vai ser fundamental nesse novo ano.

Fator de Complicação: As mudanças rápidas de cenário vão levar a mudanças rápidas de estratégias, planejamento e avaliações. Se as comunicações dessas mudanças não forem tão rápidas quanto as ações, a equipe pode se sentir perdida e até mesmo traída, gerando queda no comprometimento e engajamento, por sua vez, na produtividade e qualidade do serviço geral. Invista na comunicação de maneira forte e inclua nos planos uma divulgação constante e de qualidade, além de um criar um canal aberto para que as pessoas tirem dúvidas.


3º Desafio: tomar decisões assertivas diante de grandes problemas e oportunidades - muitas coisas podem dar certo em 2021 e gerar ótimos negócios, assim como várias podem descambar e causar prejuízos e estragos tão grandes ou até maiores do que aconteceu em 2020. E tudo isso vai continuar aparecendo onde e quando menos se espera. No calor das coisas, todos os líderes precisam tomar decisões rápidas e isso têm levado muitos a se precipitarem, seja no que dizem ou no que fazem. É preciso construir uma complexidade grande de cenários e ter um plano minimamente traçado de gerenciamento de riscos, para lidar com a situação antes que ela ocorra e para saber como tratar da melhor forma quando ela vier a ocorrer.

Fator de Complicação: muitas pessoas estão vivendo dramas pessoais graves, com perdas de familiares, com complicações de saúde, finanças e relacionamentos. O confinamento também tem criado um grande mal estar psicológico que está se manifestando de forma negativa no jeito como as pessoas se relacionam. Observar e auxiliar quem precisa de apoio, para dar condição de continuar com o projeto é indispensável para você poder continuar avançando em 2021.


4º Desafio: subir de cargo e/ou expandir os negócios - não importa se você é um executivo ou empresário, como líder você tem uma carreira e ela precisa sempre avançar. Para um executivo, é conquistar uma promoção. Para o empresário, significa expandir a empresa ou abrir uma nova loja. Essa necessidade de expansão é comum e num ano onde a promessa é de melhora, as expectativas quanto a crescimento aumentam e vão reforçar o que você precisa para crescer: uma pessoa ou pessoas que possam manter o que você fazia, com o mesmo nível de qualidade e comprometimento, gerando resultados tão bons quanto você.

Fator de Complicação: De uma forma ou de outra, com o distanciamento social e o home office, muitas pessoas perderam contato com quem precisava para ajudar seus clientes ou então reforçar sua equipe e escolher alguém que vá manter o seu trabalho. Você não vai conseguir crescer sem promover alguém, da mesma forma, não vai conseguir promover alguém que não confia ou que não permita ter autonomia para realizar o trabalho que precisa ser feito. Você precisa dar um jeito de diminuir a distância e se conformar que, mais importante que fazer da mesma forma que você, é entregar um resultado igual ou até mesmo melhor.


5º Desafio: impedir a equipe de se desintegrar - se o ano de 2020 foi marcado pela enxurrada de dificuldades e problemas, que gerou muita empatia e apoio da equipe, 2021 trás um mar de oportunidades e, se não houver cuidado, a ânsia de ganhar promoções ou bater metas para compensar as perdas e faltas de ganhos do ano anterior, pode gerar na sua equipe um sentimento de competitividade destrutiva, onde as pessoas começam a passar por cima umas das outras e pensar somente em si, mesmo que para isso tenha que prejudicar o colega. O que não se percebe é que, quando se prejudica alguém da equipe, a empresa como um todo sai lesada.

Fator de Complicação: aí entra o líder, que tem uma visão equivocada de que alimentar e incentivar os mais fortes e competitivos a passar por cima de todos para bater as metas seja uma boa ideia. A ânsia do líder se torna a ânsia da equipe e aquilo que o líder permite ou prefere não ver, é o que se torna lei. É importante sim incentivar as pessoas a crescerem e buscarem sempre mais, recompensando, mas a ética e integridade, o crescimento em grupo deve ser tão incentivado quanto o crescimento individual. Se ter um colaborador ou setor que vai super bem, que tal ter todos?


E você? O que achou desses 5 desafios de 2021? Quais deles estão mais iminentes de acontecer aonde você está hoje? Qual desses você já havia pensado a respeito ou já iniciou um plano para mitigá-lo e contingenciá-lo? Quais desses você não tinha ideia de que poderia existir mas já viu que vai impactar você, sua equipe e seus negócios?


Deixa nos seus comentários o que você acha e vamos debater esse tema tão importante!


Aproveito para te convidar a participar da minha Masterclass Liderança Tradicional DETOX, que vai acontecer na terça, 26/01/2021 às 20h. Lá, vou falar sobre como reconhecer e eliminar os 5 comportamentos que os líderes cometem que os impedem de bater suas metas e superar seus resultados, sem que para isso tenham mais trabalho do que já tem.

Fala sua inscrição gratuitamente clicando aqui: https://bit.ly/mltdetox


Um grande abraço,

Paulo Bomfim

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page