top of page

Abram alas para a DIVERSÃO!


Hoje eu acordei às 5h30, como de costume e, enquanto lavava a louça do dia anterior (foi dia dos pais, então me dei o direito de não lavar a louça... só que esse direito expira no dia seguinte!), deixei tocando uma palestra do TED no Youtube. Eu recomendo muito você fazer isso, colocar uma palestra ou podcast bem bacana pra ir fazendo uma tarefa dessas, que exige pouco raciocínio.


Vou contar uma coisa pra você, pode soar chocante: eu gosto de lavar louça! Não gosto muito de lavar panelas, mas gosto de lavar louça em geral. Enquanto minhas mãos estão ocupadas, minha cabeça está totalmente livre! Pra ter minhas próprias ideias e para absorver outras e misturar com as que eu já tinha, desafiá-las e então, se juntar a essa imensidão de coisas na minha cabeça que eu chamo de "conhecimento".


E falando sobre tudo isso, por mais desconexo que possa parecer para alguns, tem tudo a ver com o tema desse artigo: Diversão! Esse era o tema da palestra que assisti, "Porque se divertir é o segredo para uma vida mais saudável" (em tradução livre), apresentada por Catherine Price. Muito interessante esse assunto ser abordado por uma mulher, quando as duas músicas que sempre me lembram diversão são cantados por duas mulheres: Cindy Lauper (Girls Just Wanna Have Fun) e Cheryl Crow (All I Wanna Do is Have Some Fun).


Coincidências à parte, a proposta da Catherine vem de encontro ao que estamos vivendo nos dias atuais. Parece que operamos somente em dois modos: trabalhando ou descansando. Sempre reclamamos do excesso do trabalho e colocamos como única alternativa para essa condição, descansar. Ora bolas, a vida tem que ser mais do que isso, não acham?


Pois eu acho! E a Catherine também. Acontece que pessoas que se divertem, seja trabalhando, seja descansando, seja lavando louça ou o que que for, têm uma vida mais saudável. E isso é de se valorizar e muito! Ora essa, se pra gente ficar com a saúde em dia, se divertir é o caminho, o que estamos esperando pra começar?


Pois então, um empecilho pro desenrolar da diversão é justamente o mal entendimento do que isso significa. Acontece que fomos educados pra pensar que diversão é uma atividade que fazemos, quando na verdade, diversão é muito mais um sentimento. A Catherine fez um exercício em que perguntou pra filha dela qual seria a cor da diversão, ao que ela respondeu: seria da cor do sol! As crianças têm as melhores respostas para o que é da alma, não acham?


E esse sentimento de sol, como fazemos para alcançá-lo. A verdade é que existem três condições que precisam se intercalar para que você esteja sentindo diversão, ou brilhando como o sol: jovialidade, conexão e flow. Vou explicar um pouco mais sobre o que é cada uma dessas coisas nesse contexto que estamos falando aqui.


Jovialidade eu traduzi da palavra "playfulness". Jovialidade é característica de quem tem bom humor, é brincalhona e alegre. E é exatamente um esse um ingrediente fundamental da diversão, se animar com o que se faz, agir leve como uma brincadeira, sentir alegria naquilo que se está fazendo ou com o resultado daquilo.


Conexão é estar conectado consigo mesmo, com as pessoas envolvidas. O estado de conexão é poderoso e reforça o ânimo naquilo que se está fazendo ou produzindo.


Por fim, o estado de flow, ou seja, total entrega ao momento presente. Muitas pessoas procuram ter flow primeiro para depois se engajar com as coisas, quando na verdade ele acontece naturalmente para quem busca jovialidade e conexão e acaba se entregando para suas atividades.


É na interseção destes três estados que a diversão acontece. Veja, em momento algum, foi dito o que você precisa estar fazendo ou para quem, nem com quem! A diversão é muito mais um estado de espírito que vai acontecer quando você sentir alegria no que faz, com quem faz, e na execução do que faz. Pode ser no trabalho, numa apresentação, brincando com os filhos, fazendo amor com alguém, pilotando sua moto ou um avião, dirigindo seu carro a trabalho ou a passeio.


Da mesma forma também, precisamos entender que a vida fica mais leve quando a fazemos dessa forma. se estamos sempre de cara amarrada, se adoramos um drama, se não nos envolvemos com ninguém e nem com nós mesmos, e se nos mantemos distraídos ou agitados o tempo todo que estamos fazendo algo, é difícil encontrar diversão na vida.


Por isso, estabeleça uma boa rotina. Encontre a alegria na sua vida, o que te faz sorrir. Busque a satisfação das conquistas e do trabalho que faz. Valorize as pequenas vitórias e pequenas alegrias, porque elas somadas enchem o seu dia e se somam para se tornar grandes vitórias e grandes alegrias! Se esforce sabendo que o seu trabalho vai gerar resultados positivos. E aprenda a valorizar as pessoas com quem você convive, começando por você. Faça as pazes consigo mesmo, se trate bem e com amor.


Aprenda a se cuidar e a se respeitar à medida que fizer o mesmo pelas outras pessoas. A grande maioria de nós não encontra diversão na vida porque não a compreendeu. Eu sugiro pra você que continue acreditando e buscando. Se conheça e as pessoas com quem você convive, depende e que dependem de você. Dê uma chance para gostar de quem está perto de você. Ninguém é perfeito, e são nossas imperfeições que muitas vezes nos aproximam.


E conta pra mim, pensando nesse conceito de diversão dessa forma, você acredita que está buscando e encontrando diversão também?


Um abraço,

Paulo Bomfim

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page